terça-feira, 25 de novembro de 2014

Energia verde, amarela ou vermelha. Entenda as Bandeiras Tarifárias

        A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocará em vigor, em 2015, as chamadas ’’Bandeiras Tarifárias’’, que aliviarão os gastos das distribuidoras com energia de mercado a curto prazo.
        Em síntese, as cores das bandeiras – verde, amarela e vermelha – indicarão se a energia custará mais ou menos, em função das condições de sua geração. Tendo como inspiração as cores dos semáforos, as distribuidoras divulgarão na conta de energia uma simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de cada região. Por exemplo: se a bandeira de uma região estiver verde (em qualquer variação desta cor), indica condições favoráveis de geração de energia, portanto, a tarifa não sofre nenhum acréscimo; se estiver amarela, em condições menos favoráveis, haverá acréscimo de R$1,50 para cada 100 KWh consumidos; já a bandeira vermelha, representa condições desfavoráveis, com acréscimo na tarifa de R$ 3,00 para cada 100 KWh consumidos. Amazonas, Amapá e Roraima não estão no SIN (Sistema Interligado Nacional), logo, nesses estados não funcionará o sistema de Bandeiras Tarifarias.


Divulgação Aneel
        A medida estava prevista para ser aplicada a partir do começo deste ano, mas teve o início adiado para janeiro de 2015, pois algumas distribuidoras de energia ainda não estavam com seus sistemas prontos para atender às novas regras. A Aneel escolheu os anos de 2013 e 2014 como anos testes a fim de que as distribuidoras se adequem e se preparem para o novo sistema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário